1 de setembro de 2005

esquema político simplificado que tenta explicar porque é que pensar em termos de esquerda e direita faz parte do tempo da Maria Cachucha

• um LIBERAL põe a primazia na capacidade do indivíduo para se governar: moral e economicamente;
• um SOCIALISTA põe a primazia na capacidade do Estado para governar os indivíduos, moral e economicamente.

LIBERAIS e SOCIALISTAS podem ter, em maior ou menor grau, duas atitudes perante a sociedade:

• um CONSERVADOR quer que as coisas se mantenham o mais possível como estão;
• um REVOLUCIONÁRIO quer que as coisas mudem o mais possível.
(pronto, puz o Conservador à direita e o Revolucionário à esquerda - é a única concessão ao sistema tradicional)

Pode-se ser também mais ou menos liberal, mais ou menos socialista, mais ou menos Conservador ou Revolucionário. Ou seja, não há pretos e brancos mas um esquema geral em que cada um se identifica em maior ou menor grau com cada uma das direcções.
Assim, em Portugal, por exemplo, um Liberal pode ser considerado Revolucionário quando comparado com um Liberal inglês. Da mesma maneira, um Socialista será bastante conservador, já que no nosso triste país tratará de prolongar o status quo existente. Poder-se-ia dizer também que entre Socialista e Revolucionário está um Reformista, ou seja o middle-ground, aquele que quer mudar aos poucos e o mais possível com base em soluções já testadas (isto muitas vezes é confundido com ser conservador, que implica nenhuma ou muito pouca mudança).

Sei que este esquema é bastante simplista. Estou a trabalhar num mais completo, ou que não tenha tantos erros, e para isso peço a vossa colaboração (claro). Mas terá que ser sempre simples e ao mesmo tempo abranger tudo - sem cair na anacrónica noção de esquerda e direita, que de qualquer maneira só interessa aos partidos mais extremistas.

[isto foi porque me irritou aquela história do Café Blasfémias e da "Direita Liberal" e só agora é que tive tempo para o publicar. Por pouco pensei que para ser liberal tinha que andar de fato azul com botões dourados...]

2 comentários:

Helder Ferreira disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Helder Ferreira disse...

E o que é que eu fazia às minhas t-shirts dos Motorhead e dos Ramones? E aos "Chuck Taylors"?